Duratex II - Repensar

Descrição da empresa

A Duratex é a maior produtora de painéis e pisos de madeira industrializada, louças e metais sanitários do Hemisfério Sul, além de unidades de negócio no setor florestal, responsáveis pelo cultivo de eucalipto em mais de 270 mil hectares. Com sede em São Paulo, a empresa conta com 12 mil colaboradores, 15 fábricas no Brasil e quatro na Colômbia.

Desafios

A Duratex buscava transformar a gestão e o controle dos estoques das unidades fabris e dos centros de distribuição, através do redesenho dos processos e da seleção de soluções de tecnologia. A busca por uma solução única para ser utilizada nas diferentes unidades foi um dos maiores desafios encontrados no projeto, em vista das diferentes estratégias e peculiaridades de cada negócio e seus processos produtivos.

Resultados

A AGR Consultores estudou os sistemas e processos existentes relacionados a movimentações de estoques, focando em quatro frentes: gerenciamento de estoques (WMS), apontamentos de produção e chão de fábrica, programação e rastreamento de cargas juntos aos transportadores. O projeto gerou resultados expressivos, tais como:

  • Identificação de 360 oportunidades de melhoria que foram incorporadas aos processos redesenhados, contribuindo para o balizamento das escolhas das soluções tecnológicas;
  • Identificação e classificação de 110 gaps de processos que não dependiam da aquisição de novas soluções e;
  • Redesenho e/ou unificação de 65 subprocessos nas quatro unidades de negócios da empresa.

Foram recomendadas quatro soluções tecnológicas com aderência superior a 90% em relação aos processos redesenhados.

“Aproveito a oportunidade para agradecer todo o time da AGR por ter compartilhado da sua experiência e visão de mercado. Estou na Duratex há 15 anos. Aprendi e cresci junto com a empresa e os processos foram construídos ajustados ao nosso corpo. Essa oportunidade de desenhar uma nova “roupa”, mais leve e mais eficaz, é para mim uma experiência ímpar, que carregarei no meu currículo e no coração.”

–Rodrigo Freitas | Administração Comercial (Deca)

  • Cliente

    Duratex

  • Setor

    Indústria

  • Segmento

    Papel e madeira

  • Soluções

    Repensar | Soluções de tecnologia

Compartilhe esta página: