Femsa I - Repensar

Descrição da empresa

A Femsa é uma empresa mexicana presente em dez países e com mais de 120 mil funcionários. Desde sua chegada ao Brasil em 2003, tornou-se maior engarrafadora da América Latina. Também é a maior engarrafadora de produtos Coca-Cola do mundo, atendendo mais de 351 milhões de consumidores. No Brasil, a empresa tem mais de 35 unidades espalhadas em  São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.

Desafios

A Femsa buscou ajuda da AGR Consultores para entender o impacto de implantar em suas operações as novas obrigações fiscais atreladas ao Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe). O objetivo do projeto era garantir que a entrada do novo modelo respeitasse as diferenças de operação em cada uma das regionais e não causasse impacto na agilidade dos CDs, nos processos internos nem na gestão do pagamento dos mais de 200 transportadores responsáveis pelas entregas dos produtos, sem infraestrutura e entendimento necessários para as mudanças. Esse processo também deveria contemplar o sistema utilizado pela empresa no mundo todo e que não era adaptado às regras fiscais brasileiras.

Resultados

Ao final do projeto, a AGR conseguiu implantar o CTe em 100% dos prestadores de serviço, em um modelo único no Brasil em que o CTe do transportador é emitido pelo embarcador. Todos os CTe são emitidos nas unidades, transmitidos aos transportadores e recebidos eletronicamente, com uma governança de aprovações e liberações ágil, que permite o pagamento correto de todos os mais de 4.000 transportes efetuados diariamente. Além disso, mais de 50 oportunidades de melhoria foram implantadas com ganho de desempenho e redução de riscos financeiros.

  • Cliente

    Femsa

  • Setor

    Indústria

  • Segmento

    Indústrias de alimentos

  • Soluções

    Repensar | Planejamento e estratégia de logística

Compartilhe esta página: