Diagnóstico e redesenho de processos

O diagnóstico e redesenho dos processos em uma empresa se faz necessário quando:

  • Existe um processo de reestruturação dentro da empresa;
  • As mudanças são necessárias ao crescimento sustentado da empresa;
  • A tecnologia utilizada deve ser renovada e/ou alterada;
  • O crescimento da empresa ocorreu de maneira rápida e desordenada.

Ou seja, a empresa precisa conhecer seus processos, listar regras de negócio, indicar responsáveis pelas atividades, medir como eles funcionam através de indicadores de desempenho e estudar formas alternativas para que esses processos sejam executados, com qualidade, utilizando as melhores práticas do mercado.

Os projetos de diagnóstico e redesenho de processos da AGR Consultores são executados nas seguintes etapas:

O planejamento inicial visa elaborar um cronograma em função dos processos a serem mapeados.

O mapeamento dos processos “AS IS” é o levantamento de como os processos estão estruturados atualmente na empresa, assim como as soluções envolvidas nos processos, suas regras, responsáveis, indicadores de desempenho utilizados, e principalmente, quaisquer oportunidades de melhorias.

Chamamos de redesenho dos processos “TO BE”, a forma como os processos devem funcionar, incorporando melhorias identificadas ao longo do mapeamento dos processos “AS IS” e as melhores práticas de mercado. Nesta etapa, a AGR Consultores procura agregar toda sua experiência de mercado para auxiliar na construção dos processos a serem implementados.

A entrega deste tipo de projeto consiste em um book dos processos mapeados e redesenhados, validados pela equipe do projeto e discutidos com os gestores. Ao final das etapas, um book de processos é gerado para documentar os processos futuros a serem implementados.

Compartilhe esta página: