Orçamento base zero

O Orçamento Base Zero (OBZ) é uma metodologia utilizada pelas empresas para a geração da previsão orçamentária. Nesta metodologia são analisadas premissas relacionadas com a função de cada despesa e as necessidades estratégicas da empresa. Não é um orçamento em que são utilizadas previsões históricas ou índices de reajuste de despesas, como ocorre no modelo tradicional. (Saiba mais sobre a metodologia com o livro “Revolução Orçamentária)

No OBZ, todas as despesas são analisadas, revisadas e avaliadas de forma a obter um parâmetro a ser seguido para o próximo período. As metas de redução aliadas às estratégias de negócio são estabelecidas em workshops com todos os departamentos, transformando premissas em um plano de ação orçamentário. Todas as atividades e projetos complementares são orçados e avaliados individualmente, gerando assim uma matriz com as prioridades de ação do orçamento.

A Empresa ganha qualidade nas decisões de investimento, tornando-se capaz de analisar seus resultados matricialmente. Nesta metodologia os esforços dos grupos de trabalho se traduzem em um conjunto de ações benéficas para a empresa, tornando o orçamento uma ferramenta de controle extremamente eficaz. A AGR Consultores oferece a metodologia de Orçamento OBZ aplicada em todos os departamentos da empresa, unindo as estratégias e os custos de cada departamento.

O pacote de soluções OBZ inclui as análises das despesas, das estruturas departamentais, dos processos, das estratégias e das premissas, tornando o processo orçamentário integrado entre todos os departamentos da empresa. Além disso, o orçamento passa a ser direcionado conforme as premissas da alta gestão.

Compartilhe esta página: