Papo Jedi: O Varejo financiando o Futuro!

Por: Ana Paula R Tozzi – #popypalpiteira

 

Definitivamente, o varejo está se transformando rapidamente. Mais do que isso, deixou de ser coadjuvante para ser protagonista da transformação!

No início deste ano, escrevi sobre a Store#8, incubadora da gigante Walmart que tem por desafio descobrir, fomentar e investir em startups que possam transformar o futuro do Varejo. As investidas ou adquiridas vão desde operações de vendas totalmente online, até “superapps” de delivery (plataformas que permitem aos usuários receberem em pouco tempo produtos Walmart ou de parceiros do marketplace).

Nesta última segunda, dia 10 de dezembro, a Target, gigante do varejo americano, com receita anual de US$17,8 bilhões, juntou-se ao grupo de varejo alemão Metro AG, com receita de EU$37 bilhões, para anunciar que juntas vão fomentar as startups focadas em varejo da Techstars (empresa americana de fomento e venture capital).

A Target já tinha sido a primeira companhia da região de Minneapolis a receber um programa de aceleração de startups desenvolvida pela Techstars. A empresa recebeu, orientou e acompanhou 10 startups durante três meses a cada verão, por 3 anos.

Nesta nova fase do programa, a Target em conjunto com Metro permitirá que as startups “hospedem-se” tanto nos Estados Unidos quanto na sede da Metro em Berlin, abrindo a possibilidade de se tornarem rapidamente globais. O investimento previsto para cada startup selecionada será de US$120mil, concomitante com os 3 meses de mentoring. Ambas as empresas acreditam que essa parceria trará uma variedade maior de startups interessadas, trazendo uma amplitude ao programa de inovação de ambas.

Acompanhando o movimento internacional, o Grupo Pão de Açúcar anunciou ontem a compra da James Delivery aqui no Brasil. Startup brasileira com 18 funcionários e mais de 700 entregadores, a James Delivery é uma plataforma multisserviços de encomenda e entrega de produtos diversos, que vão, desde itens vendidos nos supermercados, até restaurantes e drogarias. Com a aquisição o Grupo Pão de Açúcar adquire um “superapp” e começa a traçar um caminho similar aos players internacionais.

Esses exemplos e outras dezenas deles de diversos setores, são usados como parte da reflexão do como desenvolver e aplicar uma cultura de inovação. Nossos workshops de inovação contam com uma metodologia que ajuda nossos clientes a tangibilizar em plano de ações e metas claras quais são os passos para não morrer fervido lentamente. Para quem me pergunta se a estratégia dá certo, respondo: “A Target publicou em agosto de 2018 o maior crescimento de vendas nas mesmas lojas dos últimos 13 anos”…

 

Compartilhe esta página: