A indispensável cadeia de suprimentos 4.0



 

⠀⠀⠀O setor logístico é o grande responsável pela gestão e acompanhamento das etapas do ciclo de vida do produto até que este chegue em segurança ao consumidor final. Mas o que pode parecer em teoria simples, na prática tem um background complexo. 

⠀⠀⠀Felizmente a tecnologia vem contribuindo cada vez mais para o bom desempenho em determinados processos gerenciais, e no setor logístico não foi diferente: a cadeia de suprimentos 4.0 já conta com uma nova tecnologia capaz de automatizar e otimizar diversas etapas dos processos. 

⠀⠀⠀O conceito dessa nova cadeia vai desde a construção de processos automatizados e digitalizados até a utilização de sistemas robóticos capazes de contribuir com o sistema de armazenamento inteligente de ativos e monitoramento de estoques. 

⠀⠀⠀A tecnologia que traduz logística 4.0 é a integração da Internet das Coisas (IoT) juntamente com o BlockchainEnquanto a IoT é a responsável pelo envio de dados compartilháveis em tempo real entre os ambientes virtual e físico, como por exemplo, status atual sobre o estoque de um determinado produto, o Blockchain ficará responsável pelo armazenamento seguro dessas informações em blocos criptografados. 

⠀⠀⠀Em busca de sustentar os grandes desafios estabelecidos pelo mercado, a implementação dessa tecnologia, além de beneficiar com processos digitalizados e automatizados, também é capaz de contribuir com a diminuição de erros manuais de trabalho humano e trazer mais rapidez e facilidade na identificação de problemas. Além disso, ainda permite uma sincronia com fornecedores em prol de necessidades estabelecidas pela companhia, sendo indispensável a quem busca trabalhar com um sistema de logística seguro e ágil. 

⠀⠀⠀Quer saber mais sobre como aplicar uma cadeia de suprimentos inteligente e eficiente ao seu negócio? Conte conosco, AGR Consultores!