Centro de Serviços Compartilhados: Importância do CSC como Estratégia de Posicionamento de Valor 



Independentemente do porte, setor de atuação ou nível de complexidade do negócio, sua empresa pode otimizar seus processos por meio de um CSC (Centro de Serviços Compartilhados)e assim conquistar diversos benefícios desde o início de sua implementação. 

Por definição, o CSC é uma unidade operacional que reúne todas as atividades transacionais que apoiam a organização, e tem como objetivo a otimização e aumento da eficiência na execução destas atividades. 

É muito comum que, nexecução da rotina diária das organizações, o foco seja direcionado para os processos core, onde os desafios são colocados de forma mais clara, com aplicações de ciclos de melhoria contínua, metas e acordos de nível de serviço. Desta forma, os processos de apoio e que contemplam atividades no core, ficam muitas vezes em segundo plano nos projetos de otimização e melhorias, como ilustrado abaixo: 

Visando resolver esta lacuna, a implementação de um CSC é uma estratégia bastante assertiva, que pautada em um consistente e cuidadoso processo de avaliação das esteiras de apoio que suportam o negócio, as atividades são avaliadas, mensuradas e classificadas como potenciais e elegíveis. 

Estas avaliações consideram o tripé de sustentação das organizações: Processos, Pessoas e Tecnologia, e a partir deste tripé, são estabelecidos desafios de otimizações e automatizações necessárias. 

Desde o início do plano de implantação já é possível observar melhorias e reduções de custos geradas por:  

  • Aumento da eficiência; 
  • Qualidade nas entregas; 
  • Redução nos prazos de execução; 
  • Maior aderência aos requisitos de Compliance. 

Este modelo proporciona um maior equilíbrio de esforços, permitindo que as áreas core possam concentrar todo seu foco na geração de valor para o negócio, e as atividades transacionais de apoio, sob a gestão de um CSC, sejam realizadas com eficiência, agilidade e fluidez, de forma a sustentar a operação. 

O Centro de Serviços Compartilhados é uma estratégia de posicionamento de valor para o mercado, e que tem por característica a evolução e a melhoria contínua: 

A nossa experiênciaconstruída a partir da implementação de muitos cases de sucesso, nos permite afirmar que a opção por esta estratégia entrega resultados consistentes para toda a organização, impactando inclusive no clima organizacional.