Fôlego no caixa e foco na operação!



Trabalhando sempre muito próximos a nossos clientes, de diferentes segmentos do mercado, vimos que – frente à crise – as iniciativas de maior sucesso estão alinhando a preservação da liquidez (alongamento de dívidas e captação de novos recursos, por exemplo) com ações estratégicas de foco em vendas e contenção de custos. Desde fusões operacionais, construção de novos canais de venda, fortalecimento dos marketplaces, até o desenho de parcerias com concorrentes em busca de otimização de processos não estratégicos.

A AGR Consultores tem excelentes resultados em projetos de eficiência operacional, potencializar vendas e inovação digital. E, para oferecermos know-how também em captação de recursos e estruturação de dívida, buscamos um parceiro extraordinário para essa frente: encontramos na Condere* a oportunidade para fortalecer o desempenho de nossos clientes no pós-COVID.

Plano de 100 Dias!

De forma a acelerar a capacidade das empresas preservarem liquidez e assegurarem fôlego para a retomada pós-COVID, AGR e Condere desenvolveram juntas uma metodologia exclusiva para, em 100 dias de projeto de consultoria, atacar três pilares fundamentais:

  1. Oportunidades imediatas de receita, no universo online e offline;
  2. Orçamento base zero express para as despesas; e
  3. Fontes alternativas de funding

Oportunidades de Receita

De uma forma bem resumida, a realização dessa frente de trabalho tem a proposta de inovar nos canais de venda direta (DTC) e distribuição (varejo, franquias, atacados), através de parcerias inovadoras, transformação digital e revisão da oferta de produtos e serviços. O objetivo é dar velocidade na retomada das vendas e buscar a simplificação das ofertas com foco. Nosso head de inovação tem inúmeras startups avaliadas e testadas para pilotarmos. Nosso head de potencializar vendas uma grande lista de parceiros estratégicos. A soma de ambas iniciativas traz excelentes resultados.

Orçamento base zero express

Em nosso livro Revolução orçamentária abordamos em diversos capítulos a utilização da nossa metodologia de forma express para momentos de crise, exatamente como o que estamos passando. A aplicação imediata do OBZ 7.0 para as despesas 20X80 e a revisão dos principais agressores do orçamento resulta em reduções importantes para o momento. A transformação cultural que acreditamos ser um dos pilares de sustentação de nossa metodologia ficará para o momento seguinte.

Funding

Em paralelo às iniciativas acima, com o time de capital advisory da Condere construiremos, a quatro mãos com o empresário e seus principais executivos, uma tese de crédito diferenciada. Vamos viabilizar acesso a credores qualificados, dentre bancos, fundos de investimento, agências de fomento e family offices, para melhorar a estrutura de capital. Nosso objetivo principal é ajustar os fluxos financeiros (carência, amortização, juros) à capacidade de a empresa gerar caixa e fazer frente às suas necessidades de investimento e serviço da dívida. Com um amplo networking de fontes de capital, no Brasil e no exterior, a Condere liderará a estruturação da linha de crédito, pacote de garantias, diligência e negociação com os potenciais credores, órgãos reguladores, advogados e assessores, até a efetiva conclusão da transação, no melhor interesse de cada cliente.

Entendemos que em 100 dias, nossas empresas unidas vão revolucionar a retomada dos negócios de nossos clientes. Temos certeza que o mercado está oferecendo uma enormidade de oportunidades e queremos que nossos clientes tenham acesso total a elas. Quando ao final da pandemia nossos clientes olharem para trás, queremos que pensem: “A AGR e a Condere me fizeram sair mais fortes da crise do que quando entramos nela!”

 

* A Condere é uma assessoria brasileira líder em captação de recursos e M&A. www.condere.com.br