AGR Consultores / Achieving Great Results

contato@agrconsultores.com.br      │     + 55 (11) 3035-0900      │     São Paulo – SP

Iniciando Nosso Papo Jedi de 2022

Data: 14 de Janeiro de 2022 – por Ana Paula (Popy) Tozzi, CEO da AGR Consultores


Ufa! 2021 foi um ano de muitos desafios e ao mesmo tempo de muitas oportunidades. O varejo começou o ano com altas expectativas, viveu uma verdadeira montanha russa de resultados e terminou o ano meio de lado. A indústria, claro, também sofreu com essa instabilidade, apresentando desaceleração no último trimestre. Mas, notícia boa: Ano encerrado!

E o que esperamos de 2022?

Por curiosidade, todo início de ano refletimos sobre os projetos realizados no ano anterior como forma de entender quais serão as demandas do ano seguinte.

Como você sabe, a AGR Consultores é especializada na cadeia de consumo como um todo. A maioria de nossos clientes pertence à indústria de bens de consumo, distribuidores, atacadistas, varejistas e shopping centers. Uma das perguntas que respondemos com frequência nesse período diz respeito a “quais as prioridades de nossos clientes para 2022?”. Para nós, fica fácil entender que o foco dos trabalhos estará nas duas pontas de gestão: crescimento de receita e eficiência na gestão de custos e despesas.

Em 2021, em uma das pontas o “crescimento das receitas”, e nesta os projetos de Omnichannel e transformação digital dominaram nossa agenda. Como trabalhamos com “a mão na massa” junto aos nossos clientes para tirar esses projetos do papel, atuamos desde a construção de estratégias do negócio, definição e revisão de processos, viabilidade de implantação considerando os principais aspectos fiscais e modelos logísticos e claro, na inovação tecnológica.

Sabemos que 2021 foi de uma busca desenfreada para entrar ou aumentar a participação no digital. Portanto, 2022 será uma continuidade desses projetos, uma segunda fase, a qual estamos chamando de o “ano de colocar a casa em ordem”. Outra aposta é na continuidade dos projetos de GTM (Go-to-Market) da Indústria. Muita criatividade, cuidado com pessoas e gestão do conflito entre canais estão fazendo destes, os queridinhos de 2022.

Na outra ponta, “eficiência na gestão de custos e despesas”, eficiência operacional é a ordem da vez. Projetos de otimização de processos, centros de serviços compartilhados (CSC), automação e simplificação de processos e eficiência em lojas continuarão com muita demanda. A novidade fica por conta da busca na eficiência na gestão da transformação “figital” do varejo: na pandemia, o varejo correu para atender o cliente, agora corre para atender o cliente com rentabilidade. Nossa visão parte do princípio do “fim” da Covid como ameaça à saúde em 2022, e temos que sair melhores e maiores.

Nossa meta será o retorno à internacionalização, com foco nos projetos de transformação digital na América Latina. Unindo os países, e através da indústria, do varejo e das cadeias logísticas vamos buscar a forma mais eficiente de atender a região.

Por fim, Metaverso será o tema de tecnologia em 2022 para todos os segmentos da economia. Como “monetizar” o que pode ser uma moda ou uma revolução na forma de se fazer negócios? Esse será um dos capítulos do nosso livro que será lançado no segundo semestre de 2022: “Anywhere Channel – muito além do Omni”. Lançaremos também uma nova edição do nosso livro Revolução Orçamentária – OBZ 7.0 , publicado em 2017.

Para nós da AGR Consultores, 2022 nasceu com muita esperança. Temos certeza de que junto aos nossos clientes, chegaremos a 2023 mais unidos, mais rentáveis e, independente de eleições e copa de mundo, mais fortes!

Que 2022 venha com emoções, saúde e muito trabalho!

Scroll to Top

Graduado em Engenharia Ambiental, Engenharia de Produção e Pós-Graduado em Gestão de negócios. Sólida atuação em Supply Chain, Gestão Logística e Desenvolvimento de Negócios aliados à melhoria de processos. Expertise em projetos de Otimização na cadeia de suprimentos e logística, implementação de S&OP, malha de distribuição físico/fiscal, estratégia de replenishment e eficiência em custos.

Administrador de Empresas Graduado pela UFPE, executivo com mais de 25 anos de experiência em empresas multinacionais e nacionais de varejo e tecnologia ocupado posições de liderança globais e locais.

Expertise no desenvolvimento e implementação de novos negócios, Planejamento Estratégico, Modelos de atuação Comercial, estruturação de processos de alta complexidade e implementação de modelos transversais de transformação digital.

Administradora de Empresas com especialização em tecnologia e gestão de projetos. Atuou por 16 anos em empresas de tecnologia, responsável pela definição de estratégias de Implantação de plataformas de soluções. Lidera projetos de diagnósticos empresariais com foco em eficiência operacional e inovação. Domínio no desenho e implementação end-to-end de projetos omnichannel e transformação digital. Investidora anjo, está presente nos principais fóruns mundiais de inovação de Portugal e China em segmentos variados.

Pós Graduado em Gestão Empresarial pela FGV, consultor há 13 anos e apaixonado por trabalhar com pessoas e empresas que busquem crescer seus resultados com propósito e consistência. Entrega projetos de eficiência e gestão, entendendo e reposicionando processos, tecnologias, pessoas e negócios. Planejamento estratégico | Gestão orçamentária | OBZ | GMD | RBZ | Integração de operações | CSC | GBS | JBP | Pós M&A Reestruturação de empresas | Transformação digital

Administradora de Empresas pela USP, com MBA Executivo Internacional pela FIA-USP, fundou a AGR em 2005. Com mais de 25 anos de experiência no setor de consumo e varejo, com carreira executiva e de consultoria, é reconhecida pela mídia como especialista em varejo, estando semanalmente presente em publicações, entrevistas e palestras do segmento. Atua em estratégia e redesenho de operações, preparação para IPO e pós-M&A. Investidora anjo no BR Angels. Desde 2005 participa da NRF, e nos últimos anos de eventos de Inovação, WebSummit, China e Vale do Silício.