O caminho para uma equipe de vendas de sucesso



 

⠀⠀⠀Possuir um time de vendas capaz de trabalhar como verdadeiros guias profissionais de vendas é uma realidade que muitas companhias até hoje buscam. Com consumidores conhecendo cada vez mais os produtos que pretendem adquirir, muitas empresas sentiram a necessidade de capacitar suas equipes de vendas com conhecimentos técnicos e aprofundados sobre os produtos/serviços comercializados e estratégias de vendas. 

⠀⠀⠀Ainda assim, longe de ser uma tarefa simples de realizar do dia para a noite, hoje e mais do que nunca, dispor de profissionais qualificados em quebrar a barreira apenas da venda e se lançar ao mundo da consultoria é o que traz para grandes players, resultados positivos e diferenciados em seus balanços finais. 

⠀⠀⠀Para te ajudar a construir uma equipe de vendas competente, separamos 5 dicas que lhe darão um norte caso você não saiba por onde começar. Vamos lá: 

1º – Invista na sua equipe 

⠀⠀⠀Pode parecer óbvio, mas essa é a tarefa mais importante de todas. Realize treinamentos e qualificações para a sua equipe de vendas. Com isso, seus vendedores estarão aptos a se portar como verdadeiros consultores e entendedores sobre os produtos ou serviços que comercializam. Além disso, invista em treinamentos sobre técnicas de vendas e outros conhecimentos relacionados a esse mundo, eles passarão a conhecer os melhores procedimentos para se concretizar uma venda. 

2º – Componha um time de vendas alinhado ao DNA da sua empresa 

⠀⠀⠀Fuja de profissionais preocupados apenas com suas comissões do final do mês. Construa um time de vendas composto por verdadeiros representantes da sua empresa. Assim, seu time poderá transmitir aos seus clientes a verdadeira essência sobre a sua marca. 

3º – Dê liberdade a sua equipe 

⠀⠀⠀Nadando contra a maré da liderança tradicional que muitos gestores estão acostumados a praticar, invista em uma gestão que não irá se prender em acompanhar minuciosamente o dia a dia de cada colaborador. Construa um modelo de acompanhamento semanal, que irá avaliar uma vez por semana os desafios e conquistas vivenciados por cada um. Seguindo esse modelo, o gestor terá um overview sobre os trabalhos desenvolvidos durante a semana e o time de vendas não perderá tempo oferecendo esse report. 

4º – Confie no poder dos feedbacks 

⠀⠀⠀Invista em um sistema de respostas que seja praticado como uma via de mão dupla. Peça e ofereça feedbacks aos vendedores com regularidades. Colete com o seu time de vendas, informações relevantes sobre as dores dos consumidores que podem ser trabalhadas e melhoradas nas próximas ações estratégicas de vendas. Além disso, não se esqueça de oferecer respostas sobre as performances de cada um. Muitos sentem a necessidade de entender o grau de qualidade de seus trabalhos. 

5º – Esteja sempre inconformado 

⠀⠀⠀O título dessa dica pode parecer estranho, mas não é. Com hábitos, consumidores e suas prioridades mudando com velocidades cada vez maiores, manter-se atento ao que acontece no seu mercado e com os seus consumidores poderá fazer toda a diferença no futuro (não tão distante assim). Caso seja identificado uma mudança que irá impactar diretamente o seu negócio, você poderá rever suas estratégias e agir com antecedência diante de uma situação como essa. 

⠀⠀⠀Gostou das 5 dicas que separamos para você? Caso precise de ajuda para implementá-las, conte com o time de experts da AGR Consultores!