
Aproximadamente um ano após o declarado início da pandemia da Covid-19, e apesar de ainda termos alguns meses à frente até que a maioria da população esteja vacinada, penso que já é possível exercitar alguns dos legados que essa tragédia irá nos deixar. No âmbito da convivência social, entendo que algumas medidas de proteção sanitária vieram para ficar e farão parte dos hábitos das pessoas, especialmente em ambientes públicos. Nas relações pessoais, a proximidade e o contato com os amigos e parentes serão ainda mais valorizados. Enquanto cidadãos, seremos mais exigentes na cobrança dos governantes para antecipar e agir em situações semelhantes, com menos politicagem e mais eficácia. Mas, e no ambiente de trabalho empresarial, o que podemos esperar?
Pessoalmente discordo das posições extremistas de que “o home office será eterno”, “ter escritórios não faz mais sentido” e por aí vai. Claro que muitas atividades podem ser feitas remotamente sem nenhum prejuízo de qualidade em sua execução. Na AGR, não paramos nem um dia sequer e conduzimos, quando necessário, alguns projetos de modo 100% virtual, com consultores e clientes interagindo e produzindo muito bem. Certamente houve um período de adaptação e uma perda inicial de produtividade, como acontece com toda novidade. Na minha visão, o trabalho remoto forçado pela pandemia nos mostrou algumas coisas:
Portanto, nesse contexto, a gestão de pessoas será ainda mais desafiadora do que já é, pois acredito que o modelo híbrido deverá prevalecer, a depender do setor, do segmento, da cultura da empresa, do tipo de clientes e de muitas outras variáveis. Os modelos de gestão terão que se reinventar para atender aos novos jeitos de trabalhar que surgiram e que ainda irão surgir. A flexibilidade não é uma opção, mas sim uma necessidade. Mas quais os limites? Será que existem? E quem os define? Muitas dúvidas e apenas uma certeza, Charles Darwin está cada vez mais “ON”.
Comente se você concorda, discorda ou se tem outras ideias, pelo e-mail contato@agrconsultores.com.br ou pela nossa página no LinkedIn. Até logo e bom trabalho, presencial ou remoto.