AGR Consultores / Achieving Great Results

contato@agrconsultores.com.br      │     + 55 (11) 3035-0900      │     São Paulo – SP

Recessão ou pessimismo? Não importa, esteja preparado!

Data: 26 de Maio de 2022 – por Jessica Costa, Sócia e Head de Transformação Digital da AGR Consultores


Na última segunda-feira teve início o Fórum Econômico Mundial em Davos, que teve a missão de, após 2 anos não presenciais, reconectar executivos, lideranças do terceiro setor e governantes de todo o mundo.

Considerando o impacto e consequências da guerra, alta inflação e todo o ambiente macroeconômico pós pandemia onde ainda pairam dúvidas, muitos executivos apontaram para uma perspectiva de recuperação econômica mais lenta do que era esperado.

Muitos executivos estão não só preocupados, mas se preparando para uma retração econômica.

Executivos como Anthony Capuano, CEO da rede hoteleira Marriott International, veem a recessão de forma inevitável: “O coro de vozes que dizem que estamos inclinando na direção de uma recessão está ficando mais alto a cada minuto. O tempo vai dizer, mas certamente tudo indica que estamos tomando essa direção”.

Por outro lado, também há executivos que não enxergam a conjuntura de forma pessimista, como Arvind Krishna, CEO da IBM: “Prevejo uma coisa branda”. Ainda assim, Krishna declara uma postura cautelosa e cuidados na tomada de decisões.

Vale citar aqui o posicionamento de Antonio Neri, presidente da HP, que embora se posicione sem muita preocupação com a economia (por enquanto), afirma que, caso as coisas piorem em 2023, “a companhia direcionará melhor os recursos ao invés de cortar custos.”

Enfim, não há consenso sobre as perspectivas de recessão. O que isto nos diz? Que precisamos seguir, mas não a qualquer custo. Não há mais espaço para ineficiências e para demora na tomada de decisões.

Quando observamos o mercado interno, temos nos surpreendido com a preocupação e prioridade nas agendas dos executivos em relação a essas questões. Durante a pandemia, as empresas tiveram que “sobreviver”, encontrar caminhos e soluções criativas para vender, entregar, prestar serviços, enfim, garantir minimamente o faturamento, sem conseguir focar na melhor forma, no meio mais eficiente de executar.

Na AGR temos sido acionados para “arrumar a casa da porta para dentro”, para rentabilizar produtos e serviços, para aportar eficiência nas operações, e principalmente, para refazer processos orçamentários para 2023 olhando para o futuro, priorizando e empilhando gastos, tornando rápida a tomada de decisões.

Se pudermos dar um conselho, essa é a pauta: não importa se haverá recessão ou se tudo é um “ciclo de pessimismo”. Esteja preparado!!

Scroll to Top

Graduado em Engenharia Ambiental, Engenharia de Produção e Pós-Graduado em Gestão de negócios. Sólida atuação em Supply Chain, Gestão Logística e Desenvolvimento de Negócios aliados à melhoria de processos. Expertise em projetos de Otimização na cadeia de suprimentos e logística, implementação de S&OP, malha de distribuição físico/fiscal, estratégia de replenishment e eficiência em custos.

Administrador de Empresas Graduado pela UFPE, executivo com mais de 25 anos de experiência em empresas multinacionais e nacionais de varejo e tecnologia ocupado posições de liderança globais e locais.

Expertise no desenvolvimento e implementação de novos negócios, Planejamento Estratégico, Modelos de atuação Comercial, estruturação de processos de alta complexidade e implementação de modelos transversais de transformação digital.

Administradora de Empresas com especialização em tecnologia e gestão de projetos. Atuou por 16 anos em empresas de tecnologia, responsável pela definição de estratégias de Implantação de plataformas de soluções. Lidera projetos de diagnósticos empresariais com foco em eficiência operacional e inovação. Domínio no desenho e implementação end-to-end de projetos omnichannel e transformação digital. Investidora anjo, está presente nos principais fóruns mundiais de inovação de Portugal e China em segmentos variados.

Pós Graduado em Gestão Empresarial pela FGV, consultor há 13 anos e apaixonado por trabalhar com pessoas e empresas que busquem crescer seus resultados com propósito e consistência. Entrega projetos de eficiência e gestão, entendendo e reposicionando processos, tecnologias, pessoas e negócios. Planejamento estratégico | Gestão orçamentária | OBZ | GMD | RBZ | Integração de operações | CSC | GBS | JBP | Pós M&A Reestruturação de empresas | Transformação digital

Administradora de Empresas pela USP, com MBA Executivo Internacional pela FIA-USP, fundou a AGR em 2005. Com mais de 25 anos de experiência no setor de consumo e varejo, com carreira executiva e de consultoria, é reconhecida pela mídia como especialista em varejo, estando semanalmente presente em publicações, entrevistas e palestras do segmento. Atua em estratégia e redesenho de operações, preparação para IPO e pós-M&A. Investidora anjo no BR Angels. Desde 2005 participa da NRF, e nos últimos anos de eventos de Inovação, WebSummit, China e Vale do Silício.