
Por Ricardo Baccarat
Vivemos uma onda de diferenciação, customização e personalização para atrair os clientes na batalha pelo share of wallet. Estamos experimentando um boom de produtos e serviços premium, gourmet, especiais e artesanais. Temos visto desde açougues, cinemas, bancos, transporte privado, cervejas, brigadeiro, pipoca, paletas e até farofa. Isso mesmo, farofa.
Sabemos que, em alguns casos, esses termos foram banalizados e não atingiram seu objetivo e muito menos a expectativa do cliente. Mas quando essa experiência é executada da forma correta ela promove o engajamento dos clientes.
No momento atual, devemos evidenciar o valor de nossos produtos e serviços, oferecendo uma razão para que os clientes adquiram nossa marca, transmitindo a mensagem de que ela é parte integrante do estilo de vida dos consumidores. O velho mantra do produto certo, no momento certo, ao preço certo é apenas o primeiro passo para vencer essa batalha. Ao enxergar essa necessidade do consumidor, grandes players se movimentaram.
No mercado de bebidas, a AMBEV fez as aquisições das cervejarias Wäls e Colorado, além dos sucos “do bem”. Na linha dos açougues gourmet, a Swift vem expandindo a sua rede de lojas “Mercado da Carne”, trabalhando com até quatro classificações de produtos em algumas categorias. O Uber vem atuando com o conceito “Black” e está sendo seguido pelo Cabify e o Televo. Até mesmo a Prefeitura de São Paulo aderiu a esse movimento ao criar o Taxi Preto.
Mas apenas lançar o “raio gourmetizador” não é a garantia para conquistar o share of wallet. Existem pontos chave que devem ser trabalhados:
Conclusão: entregar o que se promete, engajando o cliente e conectando-o a sua marca através de toda experiência de compra é a chave para atuar no varejo de hoje. Sua empresa está pronta para a próxima batalha?
Referências: Gallup, Waging the War for Shoppers Wallets