Nike versus Adidas: a competição entre as marcas no futebol



Por Luiz Fernando Secco

 

O futebol é considerado o esporte mais amado pelas pessoas no mundo inteiro, principalmente no Brasil. Muito praticado e assistido, se torna uma grande vitrine para as grandes marcas esportivas aparecerem, anunciando e vendendo seus produtos. Entre as principais marcas estão Nike e Adidas, que disputam a preferência dos apaixonados por futebol. Nessa disputa, o marketing e o lançamento acertado de produtos são fundamentais.

Além da questão do marketing e da construção de marca, Nike e Adidas estão em uma constante disputa no que diz respeito ao lançamento de produtos mais modernos e bonitos para chamarem mais atenção dos seus possíveis consumidores. As duas empresas estão sempre inovando e agitando o mercado.

Filmes publicitarios

Os filmes publicitários feitos por ambas são um show e ajudam na imagem da marca e na identificação delas com o consumidor. Selecionamos alguns dos mais marcantes.

A Nike começou cedo fazendo superproduções para agregar valor a sua marca, entreter o publico e apresentar os seus produtos. Ainda em 1996 um vídeo muito interessante foi veiculado, em que um time de grandes estrelas patrocinadas pela marca disputavam uma partida contra o time do inferno. O resultado é muita ação e muitas jogadas bonitas de grandes craques, como o brasileiro Ronaldo em inicio de carreira.

Mantendo essa linha de ação e grandes produções, a Nike fez, no início dos anos 2000, um vídeo em que times de 3 jogadores jogavam contra si em um campeonato diferente. A campanha fez muito sucesso e mostrou a nova linha da marca, com cores fortes e design moderno.

Com relação a filmes mais recentes, um que teve muito destaque foi o feito para a Copa do Mundo de 2010 que mostrava os jogadores patrocinados pela marca em situações de jogo. O filme brincava com a repercussão que uma jogada poderia dar para os jogadores. A campanha se chamou “Write the Future” e foi muito criativa, emocionando os amantes do futebol e criando um clima de exaltação na véspera da Copa do Mundo.

Para se promover para a Copa do Mundo de 2014 a marca inovou e criou uma animação com os jogadores em uma história muito interessante e moderna. A campanha contou com a participação do brasileiro Neymar, uma das apostas da marca no momento. O resultado ficou incrível.

Adidas também tem filmes muito bons, criativos e de muito sucesso. No começo dos anos 2000, a marca lançou um filme que se relacionava ao slogan da marca “Impossible is Nothing” em que os grandes craques, como o inglês David Beckham, jogavam uma partida “impossível”. O resultado é muita tensão e cenas incríveis. Para a Copa de 2006 a marca teve uma ideia muito interessante e mostrou um jogo entre meninos na rua em que eles escolhiam para os seus times jogadores patrocinados pela marca. Esse vídeo ilustrou o sonho de muitos garotos e tem passagens engraçadas.

A empresa quis anunciar e promover um modelo de chuteira que prometia dar agilidade aos jogadores e, para isso, fez um anuncio com efeitos especiais que contou com a participação do argentino Lionel Messi, grande estrela patrocinada pela marca. Veja aqui. Mais recentemente, lançou a campanha “#therewillbehaters” que brinca com o fato de que os melhores jogadores são odiados e sofrem inveja por serem muito bons. O resultado foi uma campanha divertida.

Garotos propaganda

Os garotos propaganda são muito importantes para aumentarem a visibilidade das marcas, pois eles usam os produtos nos jogos. Além disso, ajudam a aumentar as vendas dos produtos influenciando na decisão de compra dos consumidores. As duas marcas têm alguns jogadores muito identificados com elas e há exemplos marcantes das duas concorrentes.

É impossível pensar no craque brasileiro já aposentado Ronaldo e não lembrar da Nike. A marca esteve com o jogador durante toda a sua carreira e até hoje, mesmo aposentado, Ronaldo utiliza roupas da marca em eventos. O ex-atacante participou de muitas campanhas publicitárias da marca e as chuteiras que ele usou sempre foram um sucesso.

Outro brasileiro está se consolidando como destaque da marca: Neymar está presente nas últimas campanhas de marketing da marca e faz campanha para o modelo de chuteira que usa normalmente, a Hypervenom, que se destaca por suas cores chamativas e design inovador. A imagem abaixo mostra um anúncio do calçado utilizado pelo jogador.

Hypervenom

Provavelmente o mais famoso e lembrado jogador patrocinado pela Adidas é o inglês David Beckham. O meio campista foi muito importante para anunciar os produtos da marca e protagonizou algumas campanhas de marketing.

A Adidas pode se orgulhar por tê-lo como garoto propaganda, já que o ex-jogador sempre foi extremamente profissional e comprometido com seus patrocinadores. Atualmente, o craque argentino Lionel Messi está em destaque e a marca lança produtos personalizados do jogador que são sucessos de vendas.

Enfim, o duelo entre as marcas não está sequer perto de um final. Bom para o mercado, para os atletas e, claro, para os consumidores.