O projeto não é meu nem seu. O Projeto é nosso!



Por Lilian Marques

Quando iniciamos os trabalhos em um projeto, a expectativa de sucesso e de conseguirmos tirar o sonho do cliente do papel é sempre um dos valores mais importantes para a AGR Consultores. Garantir que os objetivos alinhados sejam materializados é um dos maiores diferenciais no trabalho realizado pela AGR.

Durante as primeiras semanas do projeto estão como etapas, o realinhamento dos entregáveis em relação à proposta e as reuniões com os executivos da empresa para entender os objetivos estratégicos do projeto e o que realmente agrega valor ao cliente. Esses alinhamentos são fundamentais para mitigar qualquer divergência de entendimento durante a fase comercial e para construir com o cliente o sentimento de Propriedade do Projeto.

A consultoria traz ao cliente o conhecimento e o apoia na construção da estratégia, na gestão dos objetivos do projeto, e na utilização de recursos altamente qualificados para sua execução. Também é crucial lembrar que: um projeto de sucesso é medido pelo engajamento do cliente e com a construção desse sentimento de propriedade.

O sucesso do projeto medido através do atendimento do prazo, orçamento e escopo são a base de qualquer processo de gerenciamento. Mas por outro lado, quando são medidos fatores como continuidade, melhoria continua e a utilização de mudanças realizadas? Quantos projetos não tem seus entregáveis totalmente esquecidos ao longo dos anos, mesmo que o conteúdo seja totalmente relevante?

Os projetos por definição têm prazos claros de início e término. O que acontece com aquilo que foi realizado? A continuidade e a melhoria contínua do que foi construído é tão importante quanto o que foi realizado durante o andamento do projeto e seus entregáveis, para que o investimento não se perca ao longo do tempo e ao longo de mudanças na estrutura hierárquica da empresa.

O engajamento do cliente ao projeto e seus objetivos estratégicos sempre será feito considerando a importância dada pela gestão. O sponsor ou patrocinador do projeto tem o papel fundamental de mostrar à equipe a importância do projeto, através de sua dedicação e participação.

Entendemos que, quando o cliente entende o seu papel e assume o controle e responsabilidade do sucesso do projeto, a continuidade será algo natural, porque o cliente incorporou todos os passos para a construção e os desdobramentos para sua continuidade.