Os novos rumos do varejo alimentar



Por Ricardo Baccarat

Em 2016 os atacarejos foram os responsáveis pelas altas no setor com 14,1% de crescimento real e seguem em ritmo acelerado também em 2017. Segundo dados da KANTAR o crescimento deve se manter nos dois dígitos, com 11,8% entre entre maio de 2016 e maio de 2017.

Os atacarejos cresceram como fonte de abastecimento das famílias, empurrando os hipermercados para a posição de reposição. Em algumas redes de atacado o percentual de clientes finais chega a 70%. No consumo imediato ou de proximidade, temos visto diversas lojas abrirem. O Carrefour Express já conta com mais de 77 lojas, buscando regiões mais densas e áreas comerciais de grande movimento.

O ganho de escala e a ocupação dos melhores pontos antes da concorrência, motivam de maneira tímida um movimento de expansão nessa fase de incertezas da nossa economia. Mas para atingir os ganhos planejados será preciso olhar para alguns aspectos da operação. Cada vez mais os varejistas buscam a eficiência em cada linha do resultado.

Um exemplo claro é a Amazon, que recentemente lançou o AmazonGo, AmazonFresh, AmazonFresh Pickup e adquiriu a cadeia Whole Foods nos EUA. Estas operações possuem alta sinergia, podendo agregar o modelo checkout-free nas lojas da Whole Foods, além de utilizar a infraestrutura da loja, aumentando sua rede de distribuição, oferta de produtos do Fresh e pontos de coleta do Fresh Pickup. Esse movimento com certeza vai alterar o modo de atuar no varejo alimentar americano, possibilitando uma nova onda de crescimento.

Em busca de ganhos de eficiência a rede espanhola de supermercados on-line Tudespensa.com, automatizou diversos aspectos da sua cadeia, como foco principal nas operações do armazém e logística. No link do vídeo abaixo vocês podem conhecer um pouco mais das tecnologias utilizadas.

Como está a busca pela eficiência em cada linha do seu resultado?

Ao longo desses anos ajudamos diversos clientes a potencializar suas vendas, reduzir despesas e trazer ganhos operacionais. Contate-nos para saber como.